2a. Conferência Nacional de Juventude

Participação do Coletivo Jovem na 2a. Conferência Estadual de Juventude do Amazonas

Por Damaris Paz - Coletivo Jovem Manaus

A etapa estadual da 2a. Conferência de Políticas Públicas de Juventude do Amazonas contou com a presença de quatro representantes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, sendo três deles do interior do estado, que debateram, dentre os diversos eixos temáticos do texto base da conferência, a relação da juventude com o meio ambiente, com o trabalho e a participação efetiva na sociedade.

Com discussões bem contextualizadas, os representantes do interior passaram aos demais participantes informações sobre os problemas ambientais e sociais de seus municípios, Porém, em uma leve observação, podemos constatar que, apesar de todas as discussões sobre a problemática ambiental em que o planeta está inserido atualmente, ainda é pouco o envolvimento da juventude amazonense no chamado "movimento ambientalista". Os membros do CJ-AM Pablo Henrique, 20, Ítala Lorena, 17 e David Guimarães, 19, são exemplos, embora sejam parte de uma minoria, de uma juventude sócio-ambiental que enxerga o mundo com maturidade, e tem conhecimento da sua responsabilidade de cuidar do planeta. Não apenas por usufruir dele, mas em respeito à todos os seres viventes.

Como disse Jonatas Vicente, 29, a participação da juventude na defesa do meio ambiente ainda é muito tímida, apesar das contribuições da mídia na repercussão de informações sobre o assunto, ainda falta atenção  das pessoas, para que vejam os problemas ambientais como uma urgência.

Entre as propostas aprovadas na conferência, destacamos aqui a de criação do programa estadual de juventude e Meio Ambiente e as moções contra o novo Código Florestal e a favor do Retombamento do Encontro das águas, pois representam anseios do CJ-AM.    


A etapa municipal da II Conferência Nacional de Juventude aconteceu no Auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas nos dias 22 e 23 de agosto de 2011. Na oportunidade, participaram várias representatividades de organizações e movimentos de juventude do Amazonas, incluindo o Coletivo Jovem de Meio Ambiente!

Porém, o que não faltou no evento foi confusão e protesto e foi necessário a polícia ser acionada para conter a confusão ao ponto de os jovens terem sido transferidos para a área externa do prédio... Veja o vídeo abaixo, do PortalD24AM, sobre as manifestações referentes ao processo de andamento da Conferência - Etapa Municipal:


Por esses motivos, vinte representantes de ONG's e movimentos sociais de juventude, incluindo o Coletivo Jovem de Meio Ambiente, assinaram um manifesto pedindo o cancelamento da etapa municipal da II Conferência Nacional de Juventude, veja:


Por Aristide Furtado - Jornal A Crítica Amazonas - adaptado


Vinte representantes de organizações não-governamentais pediram, no último dia 27 de agosto, o cancelamento da 2ª. Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. O pedido foi encaminhado ao Ministério Público do Estado (MPE), ouvidoria da Prefeitura de Manaus e Secretaria Municipal da Juventude (SEMJE).   


Na representação, as ONG's apontam 20 supostas irregularidades ocorridas na organização e realização do encontro, que é a fase preparatória das conferências estadual e nacional. "As propostas de políticas públicas para a juventude foram mal debatidas por falta de tempo e espaço adequado. Eram 18 subtemas. O texto base do encontro não foi distribuído para todos os delegados", afirmou Edney Mendonça, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus.


Assinaram o documento representantes do Fórum Permanente de Mulheres, Pastoral da Juventude Estudantil, Rede de Educação Cidadã do Amazonas, Mulheres do Hip Hop, Central dos Movimentos Populares, Juventude Estadual do PT, Juventude da Central Única dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Coletivo Jovem Pelo Meio Ambiente, Comunicadores Populares de Base, ADEIS, Associação de Moradores do Bairro Armando Mendes e grêmios estudantis Solon de Lucena, Homero Miranda Leão, Dom Pedro, Dom Milton, Aldeia do Conhecimento e Senador João Bosco e outras organizações.


Para acessar o Documento na íntegra, clique no link abaixo:
Manifesto dos Movimentos Sociais Para Anulação da Conferência de Juventude de Manaus   
Para mais informações sobre a 2ª. Conferência Nacional de Juventude, as datas dos processos e efetuar download do KIT com as publicações completa referente a Conferência Nacional, continue lendo:


2ª. Conferência Nacional de Juventude - 
Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil!

Por Bruno Pinheiro - Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - REJUMA

A II Conferência Nacional de Juventude foi lançada no começo de junho pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com o tema "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil".
A etapa nacional está prevista para ser realizada em Brasília entre os dias 9 e 12 de dezembro deste ano. Até lá, jovens de todo o Brasil com idades entre 15 e 29 anos devem se envolver na organização e nos debates das conferências locais, regionais e estaduais, livres ou eletivas.
Quem quiser mobilizar a galera para debater suas demandas, interesses e propostas para agregar à construção das políticas públicas brasileiras de juventudes precisa correr, pois não tem muito tempo para articular.
E para quem quer apenas participar e exercitar o seu direito de expressão, a dica é procurar informações junto aos grupos de juventude locais e na prefeitura de seu município, pois alguma coisa deve estar rolando!
Como no ano anterior, a metodologia da Conferência incorpora "etapas eletivas" e "etapas livres". Nas etapas eletivas o processo é deliberativo e são eleitas tanto propostas como os delegados que as conduzirão pelas etapas seguintes.
Já as etapas etapas livres podem ter qualquer formato e abrangência, desde que a produção seja sistematizada e enviada para a Comissão Nacional. Apesar de não terem caráter deliberativo, foram nestas etapas livres que surgiram o maior número e a maior criatividade de propostas na primeira versão da Conferência.
Calendário da Conferência
  • Etapas livres - 01/6 à 30/9
  • Etapas municipais, regionais e territoriais - 01/6 à 31/8
  • Etapas estaduais - 01/9 à 31/10
  • Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais - até 31/8
Se está a fim de se inteirar mais, faça abaixo o download dos documentos do Kit da II Conferência Nacional de Juventude! 

icon Madelo de Plano de Comunicação para Estados - II ConfJuv (53 kB)